sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Na Estrada

Eu devia ter mais dinheiro. Ou milhas. O negócio é o seguinte: adoro estradas. Percursos. Caminhos. Viagens, Ruas. O que você quiser chamar, desde que envolva partidas. 

Sempre gostei de estrada mesmo, sabe, asfalto, viajar de carro ou ônibus, vendo a risquinha na pista deixar tontos os olhos e o espírito. Sair do lugar. 

A estrada oferece oportunidades únicas de você ser cada vez mais você, sendo menos. Nos novos lugares ninguém tem expectativas, ninguém sabe nada. Você é o que você estiver sendo. Ok, bandoleira que sou, fico inventando desculpas. Verdade, confesso. Meu negócio mesmo é estar por aí. Eu não decoro nada, não memorizo nome de ruas ou cidades que conheci. O gosto pela estrada não vem de arquivar conhecimentos, prazeres ou informações, mas de, simplesmente, estar lá, nesse canto que é outro. Sequer fotografava. Hoje, já fotografo, mas às vezes, nem baixo do cartão de memória da máquina. As experiências ficam onde gosto que elas estejam: em mim. Não nas lembranças, mas na pele, no jeito de rir, nas palavras que uso, no jeito de ser. 

E, como agora estou viciada em links e afins, deixo aqui uma série de sugestões musicais sobre viagens e estradas (e é porque nem coloquei o Samba de Orly):
Tem os encontros e as dolorosas -quase sempre - despedidas com a Maria Rita.
Tem esse desejo de ir embora, que me acomete vez em quando, feito flor na voz de Mercedes Sosa.
Não poderia faltar a estrada do meu sertão que me leva diretinho pra mim mesma.
Tem a Marisa Monte na estrada, amando...
E tem, claro que tem, um casal perfeito: A Estrada e o Violeiro que deixo aqui porque sei que tem gente preguiçando e só vai escutar se estiver bem facinho...



4 comentários:

Lica disse...

Sim, senhores, ela fotografa. Perguntem pelas belíssimas fotos tiradas em Porto Alegre...

Luciana Nepomuceno disse...

Eu condeno muito quem gosta de fazer intrigas...reparem que eu escrevi: HOJE, já fotografo. E faz décadas que fui ao Rio Grande do Sul, humpf!

Lori disse...

E EU SOU PREGUIÇOSA MESMO!!
E OU ESTOU COM PROBLEMAS AUDITIVOS OU O LINK TÁ RUIM, PQ NUM ENTENDI QUASE NADA!!!!!!!!!!!

Luciana Nepomuceno disse...

o link é de uma gravação antiga, realmente tem que escutar com atenção...